Cidade Negra, um ícone do reggae nacional
No auge da carreira, eles se tornaram a maior banda de reggae do país, com músicas sendo tocadas exaustivamente em rádios e na televisão. Com mais de 30 anos de estrada e uma série de hits, seguem cantando sucessos e conquistando novos fãs. Se você quiser entender O Erê, além de estar moleque, deve comprar ingressos do Cidade Negra na StubHub, onde também é possível vender aquele bilhete extra.
Exposição internacional e primeiros lançamentos
A história do grupo começa ainda nos anos 80, quando Bino (baixo), Lazão (bateria) e Da Gama (guitarra) uniram-se para tocar em um concerto promovido por uma igreja. Depois, com a entrada do vocalista Ras Bernardo, surgiu a Lumiar, que logo mudaria o nome para aquele que ficou conhecido do grande público. Mas antes mesmo da fama, o conjunto virou notícia na Inglaterra após participar de reportagem veiculada na emissora britânica BBC que mostrava o desenvolvimento musical e o surgimento de novos artistas na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro – na época, a localidade era considerada pela Unesco como um dos lugares mais violentos do mundo. Com a exposição, a banda foi contratada por uma grande gravadora e lançou, com a formação original, os álbuns "Lute para Viver" (1990) e "Negro no Poder" (1992). Ainda tocaram no Reggae Sunsplash Festival, na Jamaica, sendo os primeiros latino-americanos a alcançarem tal feito. Vê-los ao vivo é sempre uma experiência única. Por isso, adquira entradas de Cidade Negra com apenas alguns cliques agora mesmo.
Rússia e os Rolling Stones
Apesar das trocas nos vocais, é muito difícil dissociar a imagem do grupo à de Tony Garrido. Foi após a entrada dele, em 1994, que a banda atingiu amplo sucesso comercial e artístico. Com sua voz suave e melódica, o cantor interpretou e ajudou a compor músicas que seriam reconhecidas dentro e fora do Brasil, como "A Sombra da Maldade", "Onde você mora", "Firmamento", "O Erê", entre muitas outras. A canção "Girassol" chegou a receber um prêmio na Rússia. Outra história curiosa foi quando duas meninas de cerca de dez anos abordaram o grupo em um avião balançando um CD da banda. As duas eram filhas de ninguém menos que Ron Wood, guitarrista dos Rolling Stones, que, em pleno voo, foi cumprimentar os integrantes e explicou que as pequenas eram fãs. Legal, né? Mais bacana ainda seria você estar na próxima apresentação. Então, corra e compre ingressos do Cidade Negra na StubHub. Aproveite também para garantir lugar nos shows de Natiruts, Armandinho e Damian Marley.
Compartilha