Dionne Warwick, a voz do soul romântico
Entre as divas da música soul e R&B é fácil lembrar de nomes como Aretha Franklin, Billie Holiday e Whitney Houston. Ou mesmo de cantoras de carreira mais recente, a exemplo de Sharon Jones e Madeleyne Peyroux. Nesse panteão, quem não pode faltar é Dionne Warwick, uma das intérpretes mais reconhecidas da música romântica norte-americana. Sua voz é reconhecida em filmes, clipes e apresentações pelo mundo e ecoa grandes sucessos das décadas de 1960 e 1970, auge da black music norte-americana. Para experimentar um pouco dessa magia, adquira ingressos para Dionne Warwick e relembre os clássicos do passado.
Influência do gospel e parcerias
Nascida e criada em Nova Jérsei, um dos estados mais urbanizados dos Estados Unidos e berço de grandes nomes da música, Dionne Warwick tem fortes raízes na música gospel. Esse traço pode ser percebido em todas as canções que interpreta. A artista começou sua carreira como cantora de sessão para o grupo The Drifters, onde seu talento logo foi identificado pelos compositores Hal David e Burt Bucharach. Seu primeiro sucesso comercial foi a versão do hit "Don't make me over", no início dos anos 1960, que ganhou diversas regravações ao longo das décadas — como a da artista indie Julia Holter, em 2014, parte da trilha sonora da série televisiva Kingdom. A parceria com David e Bucharach durou até o final da década de 1960 e rendeu diversos sucessos imortalizados tanto na voz de Dionne, quanto de outras divas do R&B. Alguns exemplos são as clássicas "Raindrops keep fallin' on my head", "I say a little prayer" e "The look of love". Após o encerramento de quase uma década de trabalho em conjunto com os compositores, a cantora manteve sua carreira, porém com poucos hits. No entanto, ela provou ser capaz de sustentar uma carreira solo com os discos "Dionne" e "No night so long". Ao longo dos anos 1980, ela realizou duetos e parcerias com Stevie Wonder, Jeffrey Osborne, Elton John, Gladys Knight e Barry Gibb, este último, integrante do trio Bee Gees. Um detalhe curioso é a paixão da cantora pelo Brasil, onde realizou trabalhos com artistas do porte de Ivan Lins, Simone, José Augusto e Jorge Ben. Use a plataforma StubHub para vender e comprar ingressos para Dionne Warwick.
Perto dos palcos, longe das polêmicas
Nos seus 50 anos de carreira, Warwick se manteve afastada de controvérsias públicas — apesar de ser prima de Whitney Houston e irmã da polêmica Dee Dee Warwick. São mais de cinco décadas de carreira coroadas com cinco Grammys e celebradas no melhor estilo: em apresentações cheias de músicas e histórias, onde a simplicidade de Dionne entra em sintonia com sua voz poderosa e inesquecível. Adquira agora ingressos para Dionne Warwick pela StubHub.
Compartilha