Erasure: teclados sintetizadores a mil
O movimento synthpop emergiu há cerca de quatro décadas, unindo os teclados sintetizadores amplamente utilizados no rock progressivo com novos ritmos musicais populares e experimentais, como o punk rock e krautrock. Uma das bandas de maior relevo no gênero é a dupla britânica Erasure. Seu principal eixo é o tecladista e compositor Vince Clarke, que também fundou o Depeche Mode e escreveu seus primeiros sucessos. Clarke também integrou outros duos de sucesso no gênero, como Yazoo e The Assembly. O talentoso vocalista Andy Bell assumiu os microfones e a banda iniciou uma prolífica carreira com mais de 20 discos lançados. Compre agora ingressos para Erasure na plataforma StubHub.
Uma lufada da década de 1980
O primeiro single do dueto saiu em meados dos anos 1980, no auge do new wave e do synthpop. "Who Needs Love Like That" foi lançado pela Mute Records e antecipou o primeiro disco de estúdio, "Wonderland". À época, o fundador do projeto já era um músico experiente, tendo passado por três grupos musicais de estatura nas paradas britânicas: Depeche Mode, Yazoo e The Assembly. Influenciado pelo som pioneiro da Orchestral Manoeuvres in the Dark, Clark e Bell passaram a realizar um trabalho consistente. Depois de "Wonderland", dois novos singles antecederam "The Circus", que demonstra um amadurecimento nos vocais e repete a dose de talento de Clarke nos teclados. Bell mostra uma sólida técnica vocal, com boa amplitude e capacidade de atingir notas dissonantes e realizar modulações sem a qual não seria possível acompanhar as variações nos teclados. O resultado pode ser ouvido, por exemplo, na música "Sometimes", que conta com uma agradável melodia e ritmo que não deixa nenhum ouvinte parado. Com o disco "The Innocents" veio o cobiçado primeiro lugar nas paradas britânicas e um disco de platina nos Estados Unidos, além de um sucesso considerável em outros países da Europa. O desempenho se repetiu com "Wild", "Chorus" e "I Say I Say I Say", levando a banda a surfar na crista da onda do synthpop e abrindo os palcos internacionais. No início dos anos 1990, a fama do grupo chegou ao Brasil; apesar da fama tardia, músicas do dueto - como "A Little Respect" e "Oh L'amour" - estiveram entre as mais reproduzidas no início da década no país. Compre e venda ingressos para Erasure na plataforma StubHub.
Declínio do synthpop não desacelerou o grupo
Na segunda metade dos anos 1990, o excesso de sintetizadores nas músicas já não era capaz de conquistar a nova geração com tanta facilidade. Os ouvidos, acostumados ao som cru das bandas grunge e outras tendências emergentes, indicavam o esgotamento da fórmula. No entanto, a Erasure manteve o ritmo de lançamentos de singles e álbuns - alguns gravados ao vivo, outros de coletâneas, mas sem nunca abrir mão das inéditas. O resultado é uma banda de sólida reputação e uma base de fãs espalhada por todo o mundo, o que garante casa cheia em seus shows. Adquira ingressos para Erasure na StubHub.
Compartilha