A poderosa voz de Mon Laferte
O Chile pode não ser o país que mais lança artistas famosos no circuito global, mas nem de longe é um mercado carente de grandes cantores e cantoras. Um exemplo é Mon Laferte, que esbanja voz e corpo em suas apresentações. Natural de Viña Del Mar, balneário chileno que também é berço do baixista da banda Slayer, Tom Araya, Laferte começou a cantar ainda jovem inspirada por sua avó. Ao entrar na adolescência, compôs suas primeiras canções e logo demonstrou seus pendores musicais. Obteve sucesso ainda jovem por conta de participações em programas televisivos, o que lhe rendeu o primeiro álbum. Reiniciou a carreira no início da década de 2010 e abriu seus próprios caminhos com sua voz potente e uma presença de palco típica de grande artista. Compre agora ingressos para Mon Laferte na plataforma StubHub.
Mudança de país determinou novo rumo da carreira
Seu primeiro disco, fruto de uma participação bem-sucedida em um programa televisivo, foi gravado no início da década de 2000. "La Chica de Rojo" foi lançado com a assinatura do nome de nascença da cantora, Monserrat Bustamante, e continha 10 faixas, todas regravações de outros compositores. O disco obteve relativo sucesso, com mais de 30 mil unidades vendidas. Sua desenvoltura nos palcos deixava claro, ainda em sua juventude, que ali estava uma artista de sucesso. Durante quatro anos trabalhou como jurada no mesmo programa que a projetou, mas decidiu respirar novos ares. Mudou-se para o México e decidiu recomeçar sua carreira com um novo nome artístico: Mon Laferte. No início da década de 2010, saiu o seu primeiro disco com a nova identidade, "Desechable" — todas as letras e músicas foram compostas pela cantora. Anos depois, gravou o álbum autoral "Mon Lafete Vol. 1", que ganhou uma reedição pela Universal Music México. O disco foi um estouro comercial, sendo certificado com três discos de platina e um de ouro apenas no mercado mexicano, além de quatro certificações de platina no Chile. O trabalho abriu portas para a artista, que passou a trabalhar em parcerias com outros cantores latino-americanos, como o colombiano Juanes, o experiente Enrique Bunbury e o compatriota Manuel García. Conheça o talento da cantora chilena ao vivo. Adquira agora ingressos para Mon Laferte na StubHub. Você também pode vender ingressos pela plataforma.
Influências latinas e estilo diversificado
A arte de Mon Laferte não conhece limites quando o assunto é estilo. Seus maiores sucessos são uma mistura de ritmos latinos românticos e dançantes, embora ela já tenha cantado em uma banda de heavy metal. Algumas de suas músicas transitam pelo rock, mas em todas é possível notar traços da música regional. Como qualquer cantora chilena, tem Violeta Parra no seu repertório de influências, mas não dispensa Björk, Edith Piaf, Radiohead e outros artistas de várias épocas e estilos. O resultado dessa mistura são dezenas de indicações e premiações, incluindo a conquista na categoria Melhor Álbum de Música Alternativa no Grammy Latino. Compre agora ingressos para Mon Laferte na StubHub.
Compartilha