Monster Jam: a invasão dos carros gigantes
Quem pagaria para assistir a veículos com três metros de altura e um extremo poder de tração nas rodas esmagando carros menores e dando piruetas no ar? Na verdade, muita gente. Assim como os rodeios já se consolidaram há décadas como tradição no Brasil, o Monster Jam tem uma audiência cativa desde que foi ao ar pela primeira vez, no início da década de 1990. O evento foi criado pela Feld Entertainment, porém a cultura de alterar a potência e o visual dos carros vem desde a década de 1920 nos Estados Unidos, tendo se intensificado após a Segunda Guerra Mundial. As competições envolvem corridas e performances freestyle, onde o único limite é a imaginação e o pior erro é ser desinteressante para o público. Compre agora ingressos para Monster Jam na plataforma StubHub.
Na TV e ao vivo
Apesar de ser produzido para exibição nas redes de televisão norte-americanas, não falta gente disputando entradas para assistir à destruição e ouvir os roncos dos motores ao vivo. Em uma arena esportiva repleta de obstáculos e rampas, carros enormes com mais de 1,5 mil cavalos de potência testam os limites da habilidade e resistência dos seus pilotos, que executam manobras quase impossíveis sob efusivos aplausos do público. Essa tradição começou em competições freestyle comuns nos anos 1980 - a Bigfoot, primeira picape a receber os característicos pneus gigantes, foi revelada ao público em meados da década de 1970. A imagem do carro esmagando veículos menores mostrou que a prática poderia se transformar não apenas em esporte, mas também em espetáculo. Com a profissionalização dos shows, antes realizados de forma independente, os veículos passaram a ser alterados apenas para exibições em eventos como o Monster Jam, que conta com o apoio da United States Hot Rod Association (USHRA). Outras competições do gênero incluem o Monster Truck Meltdown, Monster Truck Nationals e Traxxas Monster Truck. O sucesso é tão grande que diversos países já receberam as competições oficiais - no Brasil, as 30 mil entradas para a primeira edição local da competição se esgotaram em pouco tempo. Se você é apaixonado por automobilismo e destruição, compre agora ingressos para Monster Jam na StubHub. Por meio da plataforma, você também pode comercializar entradas.
Tipos de competições
Apesar de as competições de picapes serem tradicionalmente freestyle - nas quais vale qualquer manobra, hoje são as corridas que dominam a programação. As corridas são realizadas em duplas de forma eliminatória, em que cada competidor avança conforme seu resultado nas provas. Na edição de São Paulo, por exemplo, que teve o cantor Supla como host, foram oito competidores que se enfrentaram em três rodadas durante apenas uma noite. Já no estilo livre, cada concorrente tem dois minutos para fazer o que a imaginação mandar; em seguida, são avaliados por seis juízes com notas que variam de 1 a 10. A plateia também pode participar em votações abertas no site do evento. Adquira o venda ingressos para Monster Jam na StubHub.
Compartilha