Suede, o pontapé inicial do britpop
O rock britânico tem uma capacidade formidável de se reinventar a cada geração. Desde os Beatles, passando pelas célebres bandas de rock progressivo – como Yes e Genesis – até o britpop dos anos 1990, o sotaque inglês é indissociável das grandes canções do rock. Uma das bandas precursoras do último gênero citado foi a Suede, que conquistou relevância fenomenal e ajudou a consolidar o movimento cultural. Ao contrário do grunge norte-americano, com letras pesadas e sonoridade poluída, o grupo incorporou um estilo suave e cativante. Ao lado de Blur, Oasis e Pulp, Suede é uma das quatro mais representativas do britpop e segue a pleno vapor com novos shows e álbuns lançados regularmente. Compre agora ingressos para Suede na StubHub.
Os subestimados que foram exaltados
Um dos melhores apelos em qualquer história é o pequeno e rejeitado personagem que, contra todas as expectativas, subverte a ordem e derrota o favorito. Como em muitos movimentos culturais no século 20, o britpop se aproveitou desse sentimento de rejeição e do saudosismo pelos áureos anos 1960 para se firmar como um sucesso comercial. Suede foi formada por colegas de universidade no final da década de 1980 no embalo desse espírito. Após algumas pequenas turnês em clubes londrinos, lançaram a demo "Specially Suede", cuja faixa "Wonderful Sometimes" foi um sucesso radiofônico local. A boa repercurssão inicial junto à imprensa rendeu o primeiro contrato com a jovem gravadora Nude Records, que se tornaria responsável pelos quatro primeiros trabalhos de estúdio da banda. De cara, disco de lançamento despontou em primeiro lugar nas paradas britâncias e conquistou certificações de ouro no Reino Unido e Suécia – foram 100 mil cópias vendidas apenas na primeira semana. O single "Stay Together", do segundo álbum, era um prenúncio de mais um sucesso. "Dog Man Star" foi um sucesso de crítica, mas marcou a tensa saída do guitarrista Bernard Butler. O novo line-up conseguiu emplacar outros sucessos, seguindo na crista da onda do movimento britpop até o início dos anos 2000, quando a fórmula se esgotou. O pouco êxito comercial de "A New Morning" em relação aos trabalhos anteriores levou a uma pausa prolongada da Suede após a realização de alguns shows, novos singles e o lançamento de uma biografia da banda. O retorno para uma turnê quase 10 anos depois reacendeu as esperanças da volta definitiva, o que foi confirmado com o lançamento de "Bloodsports", o primeiro da banda a chegar ao top 10 das paradas britânicas após quase 15 anos. O "Night Toughts", publicado três anos depois, deu um novo fôlego ao grupo e foi considerado pela crítica especializada o melhor trabalho desde "Dog Man Star". Compre e venda ingressos para Suede na plataforma StubHub.
Legado do britpop
Todas as bandas que hoje são consideradas parte de um reinventado movimento britpop foram influenciadas pela Suede e pelas outras três grandes representantes do estilo. Algumas delas incluem Arctic Monkeys, Franz Ferdinand e The Libertines. Além disso, membros dissidentes formaram outros projetos ou carreiras solo. Apesar das rivalidades e brigas que caracterizaram as bandas do estilo, é inegável que a música britânica hoje teria outra cara se não fosse pelo britpop. E a Suede já pode ser considerada um monstro sagrado desse movimento. Adquira ingressos para Suede na StubHub.
Compartilha